Páginas

Meu Projeto

Esportes Olímpicos:
Ø  Modalidades menos divulgadas participantes das Olimpíadas



Ø     Modalidades Olimpíadas 2012

Para quem gosta de esportes as Olímpiadas são sensacionais! E em 2016 teremos a oportunidade de conferir de perto a maior festa do esporte mundial!
Categoria(s):Jogos


Ø Modalidades menos divulgadas participantes das Olimpíadas

Badminton
dminton - Brasil

No Brasil, o Badminton passou a ser praticado de forma competitiva a partir de 1984 com a realização da I Taça São Paulo, organizada pela associação Paulista de Badminton-APB e com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo – SEME.
Em 1984 o Brasil participou do I Campeonato Sul Americano e em 1985 ganhou o II Campeonato Sul Americano. Os dois primeiros torneios foram realizados em Buenos aires.
Em 1987 o Brasil participou pela primeira vez de um Campeonato Panamericano de Badminton realizado em Lima (Peru).
Até 1987 a APB era a única entidade que organizava torneios de Badminton no Brasil.
Em 1988 foi criada a Federação Paulista de Badminton-FPB que passou a ser representante junto a antiga IBF, atual BWF. Os fundadores da FPB foram os clubes Associação Esportiva Dragão, Associação Brasileira a Hebraica e o São Paulo Futebol Clube.
Em 1990, o Brasil sedia o IV Sul Americano de Badminton em Mairinque-SP com vitória do Peru e o Brasil ficou em 2º lugar.
Em 1993 é criada a Confederação Brasileira de Badminton – CBBd, tendo como fundadores a Federação Paulista de Badminton, Federação de Badminton de Brasília e Federação Catarinense de Brasília.
Em 1993 o Brasil ganha a sua primeira medalha de bronze no Panamericano realizado na Guatemala.
Em 1994 a CBBd filia-se ao Comitê Olímpico Brasileiro.
Em 1995, o Brasil participa pela 1º vez dos Jogos Panamericanos em Mar del Plata e do Campeonato Mundial de Equipes Mistas – Sudirman Cup, tendo ficado em 3º lugar no seu grupo de 5 países.
Em 1997 e 1999 o Brasil ficou em 5º e 4º lugares respectivamente no seu grupo de 8 países.
Em 1996 o Brasil participa do Campeonato Panamericano Infanto-Juvenil em Porto Rico, tendo obtido medalha de Prata em simples masculino e medalhas de bronze em duplas masculino e mistas.
Em 1997 o Brasil organiza o 1º Campeonato Sul Americano Infanto-Juvenil de Badminton em Campinas no Clube Fonte São Paulo. Neste torneio o Brasil conquistou 5 medalhas de ouro nas categorias sub-19 e sub-17.
Em 1998, o Brasil organiza o VI Sul Americano de adultos em Campinas no Clube Fonte São Paulo. Foi o campeonato Sul Americano com o maior número de países : Brasil, Argentina, Chile, Peru, Suriname e Uruguai. No torneio por equipes o Brasil ficou em 2º lugar e no individual o Peru conquistou todos os títulos. Neste mesmo ano o Brasil participa do Panamericano Juvenil no México.
Em 1999 o Brasil participa dos Jogos Panamericanos de Winnipeg, alcançando o 4º lugar em dupla masculina.
Em 2000, o Brasil participa do Panamericano Infanto-Juvenil em Cuba conquistando duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze nas categorias menores de 15 anos em simples e dupla masculina.
Em 2001 o Brasil conquistou medalha de Bronze em duplas no Panamericano de adultos.
Em 2003 o Brasil participa dos Jogos Panamericanos de Santo Domingo.
Em 2004 o Brasil participa do Panamericano Infanto-Juvenil de Badminton em Lima-Peru.
Em 2006 o Brasil conquistou 5 medalhas de ouro no Panamericano Infanto-Juvenil em Campinas.
Em 2007 o Brasil participa dos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro e do Panamericano Infanto-Juvenil em Puerto Vallarta (México).
Pela primeira vez, o Brasil consquistou uma medalha de bronze em dupla masculina formada por Guilherme Pardo e Guilheme Kumasaka.
Em 2008 o Brasil participa do Panamericano Infanto-Juvenil na Guatemala.

Em 2009 o Brasil participa do Panamericano Infanto-Juvenil em Porto Rico e dos Jogos Sul Americanos Juvenis na Colômbia.
Em 2010 o Brasil participa do Panamericano Júnior na República Dominicana conquistando 22 medalhas, sendo 5 de ouro, 6 de prata e 11 de bronze. Sedia também o 6º Sul Americano no Piauí.

Hóquei sobre a grama;
Como funciona o hóquei sobre a grama


Introdução
O hóquei sobre a grama é considerado o mais antigo esporte com tacos e bola da história. Existem registros de que ele já era praticado há mais de 2 mil anos, na Pérsia, e há cerca de 4 mil, no Egito.
Não há, porém, muita ligação entre essas práticas isoladas. O que se sabe é que as primeiras regras foram oficializadas apenas em 1852, na Grã-Bretanha. Quatorze anos mais tarde, foi criada a Associação Inglesa de Hóquei, a primeira entidade reguladora da modalidade. Daí em diante, começaram a surgir clubes e campeonatos, o que contribuiu sensivelmente para a expansão do esporte.



Inicialmente, no entanto, ele continuava restrito aos países bretãos, que fundaram a Hockey International Board em 1900. A entrada de novos membros na entidade só passou a ser oficializada em 1924, quando foi fundada a Federação Internacional de Hóquei.
A estréia do esporte nos Jogos Olímpicos aconteceu em 1908, em Londres, na Inglaterra, ainda na condição de exibição. A modalidade só passou a valer medalhas em 1928, em Amsterdã, na Holanda.
 
 


O mais antigo esporte de taco e bola

Nos tempos dos faraós, já se jogava taco. Arqueólogos descobriram desenhos de quatro mil anos no vale do Nilo, no Egito, com homens e uma espécie de taco praticando um jogo muito parecido com o hóquei. Mesmo em 776 a.C., data da primeira edição olímpica registrada na Grécia Antiga, o esporte já era antigo. Mas foi somente na quarta edição da fase moderna, em Londres 1908, que o hóquei entrou no programa oficial. No século XVIII, os ingleses deram sua forma atual. Oficiais do exercito o levaram aos países que faziam parte do Império Britânico, como a Índia, que, mais tarde, também se tornou uma potência no esporte.

Atualmente, o hóquei é jogado sobre patins até sobre o gelo, mas, nos Jogos de Verão, a versão oficial é o hóquei na grama e os atletas usam chuteiras. As partidas são divididas em dois tempos de 35 minutos e disputadas por dois times de 11 jogadores. O objetivo é marcar o maior número possível de gols.

A primeira participação em Jogos Olímpicos foi em Londres 1908.

O hóquei sobre grama chegou ao Brasil no fim do século XIX, com os ingleses que viajavam a trabalho;

A bola normalmente é de couro com núcleo de cortiça e pesa até 156g;

A Índia ganhou mais da metade das medalhas de ouro distribuídas na história dos torneios Olímpicos.


PENTATLO MODERNO:

Pentatlo moderno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pentatlo moderno
Prova de corrida nos JO 2004
Olímpico desde:
1912 H / 2000 S
Pentatlo moderno
Praticado por:
Ambos os sexos
Campeão olímpico
Campeão mundial
2007
Mulheres
A. Caze
 França

O pentatlo moderno é um desporto olímpico praticado por homens e por mulheres, individualmente ou em equipes. Compõe-se por cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida.
É proclamado vencedor aquele que obtiver o melhor desempenho geral ao somar mais pontos de pentatlo. Por essa variedade de esportes, o vencedor do pentatlo é considerado o atleta mais completo.
O Pentatlo Moderno é praticado segundo categorias de acordo com a idade dos atletas. Como é um esporte que exige do atleta um excelente preparo físico e técnico, as competições das categorias são realizadas para os mais jovens em forma de Biatlo Moderno englobando corrida e natação. Conforme o atleta vai crescendo, assim como sua forma física, técnica e sua experiência, o número de modalidades vai aumentando até chegar ao Pentatlo Moderno: entre os treze e os catorze anos, já se adiciona o tiro à lista de modalidades efetuadas. Dos quinze aos dezesseis anos, o chamado Triatlo Moderno já engloba a corrida, a natação, tiro e esgrima na sua prática. A partir dos 22 anos, e até as 40, os praticantes já se encaixam no item Pentatlo Moderno, que abrange corrida, natação, tiro, esgrima e equitação.

Conheça os esportes em que o Brasil tem tradição
País tenta manter sua força no atletismo, judô, natação, vela e vôlei
Vela, atletismo, vôlei, judô e natação. Os esportes em que Brasil já cultiva uma antiga tradição de vitórias e medalhas. E em Londres 2012, não deve ser diferente.
O objetivo é repetir até lá os grandes feitos de nomes como Adhemar Ferreira da Silva, Joaquim Cruz e Maureen Maggi nas pistas, Torben Grael e Robert Scheidt no mar, as meninas de ouro do vôlei de 2008 e as braçadas de Cesar Cielo.
Conheça quem são os nossos maiores nomes nessas modalidades e também um pouco mais de suas regras e origem.



    
                                  








Sendo assim, deixo o espaço aberto para que todos possam deixar seus comentários e opiniões sobre qual modalidade mais gostam e quais as suas expectativas para os jogos olímpicos de 2012.
Bem, como vemos os Jogos Olímpicos, possui modalidades para todos os gostos e estilos, agora é escolher a sua favorita e claro torcer para os brasileiros, caso estejam participando da modalidade que você mais gosta.
Segundo informações nas Olimpíadas 2016 do Rio de Janeiro, será disputado o rúgbi 7´s e o golfe.
Nos Jogos Olímpicos de 2012 teremos 29 modalidades de 26 esportes, dois esportes a menos em relação as Olimpíadas de Pequim em 2008, uma vez que foram retiradas o beisebol e o softbol.
- Atletismo;
- Badminton;
- Basquetebol;
- Boxe;
- Canoagem (Slalom e Velocidade);
- Ciclismo (Estrada, Pista, BMX e Mountain Bike);
- Esgrima;
- Futebol;
- Ginástica (Artística, Rítmica e Trampolim);
- Halterofilismo;
- Handebol;
- Hipismo;
- Hóquei sobre a grama;
- Judô;
- Lutas;
- Nado sincronizado;
- Natação;
- Pentatlo moderno;
- Pólo aquático;
- Remo;
- Saltos ornamentais;
- Taekwondo;
- Tênis;
- Tênis de mesa;
- Tiro;
- Tiro com arco;
- Triatlo;
- Vela;
- Voleibol (Quadra e praia);

Modalidades Olimpíadas 2012
E neste artigo, vamos relacionar de forma simples, rápida e clara as modalidades esportivas que serão disputadas nas Olimpíadas 2012 de Londres.
E como sempre, as Olimpíadas contagiam a todos, pois basta ligar a TV ou acessar a internet para conferir os jogos que estão acontecendo, o ranking de medalhas, recordes quebrados, etc.
É impressionante como o tempo passa rápido, e uma prova disso é que no próximo ano, teremos o Jogos Olímpicos de Verão de 2012, que serão realizados em Londres entre os dias 27 de Julho a 12 de Agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário